Tecnologias para o monitoramento e análise de dados impulsionam o agronegócio


O agronegócio é um vetor crucial do crescimento econômico brasileiro. Em 2020, a participação do setor no PIB total do país, foi de 26,6%, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Para manter o seu desenvolvimento, o setor investe em tecnologias para o monitoramento e análise de dados. Nesse artigo, você vai descobrir como essa escolha pode impulsionar a produção. Confira!

Qual a importância do monitoramento e análise de dados no agronegócio? O monitoramento e a análise de dados otimizam o gerenciamento do agronegócio. São elementos que viabilizam avanços significativos na redução de custos e no estabelecimento de processos mais eficientes. E tudo acontece a partir da aposta em Internet das Coisas (IoT). A conexão entre diversos sensores, gateways e outros equipamentos, estabelece uma coleta de dados de forma automática e contínua. Esses dados são armazenados em nuvem, processados e disponibilizados para visualização, por meio de softwares como a plataforma IoT CONCERT Cloud. Ao final, se transformam em informações estratégicas para empresas e produtores rurais. Vamos entender melhor: Um produtor rural necessita otimizar o processo de irrigação da sua plantação. Para isso, investe em sensores, uma plataforma IoT e demais dispositivos, e inicia a captura e o monitoramento de dados. Por meio dessas tecnologias consegue acompanhar, em tempo real, as variações de índices como umidade do solo e nível de precipitações. Dessa forma, identifica o melhor turno de rega. Planeja a irrigação com base em informações reais. Estabelece um uso mais eficiente de seus pivôs, ou outros equipamentos e métodos de irrigação, e reduz desperdícios e gastos com água e energia. Ou seja, o monitoramento e análise de dados no agronegócio é sinônimo de mais produtividade, sustentabilidade e economia.

Por meio dessas tecnologias é possível monitorar dados em outros processos do campo? Hoje, é possível aplicar tais tecnologias de diversas formas, processando e analisando diferentes dados. Os transformando em informações relevantes que apoiam todas as atividades do campo. Desde previsões mais exatas dos melhores períodos para o plantio, no controle de pragas, até o planejamento da colheita. Além de apontarem, aos agricultores, quais as adaptações necessárias para as demandas atuais, essas informações podem ser utilizadas para análises futuras. Por meio da plataforma IoT CONCERT Cloud, por exemplo, é possível criar relatórios personalizados. E, dessa forma, analisar o comportamento de determinados índices, em diferentes períodos, cruzar informações e prever cenários. Mas, quais as vantagens de se investir em tecnologias para o monitoramento e análise de dados no agronegócio? Tais tecnologias proporcionam maior inteligência operacional e contribuem para uma gestão mais eficiente. A lista de benefícios é longa, mas destacamos alguns: ➡️ Possibilitam maior precisão e automatizam processos ➡️ Habilitam o uso mais direcionado de recursos como fertilizantes e água ➡️ Reduzem custos operacionais ➡️ Contribuem para o desenvolvimento do negócio O caminho para o crescimento das empresas do setor passa pelo uso de tecnologias, pela conectividade e, principalmente, pelo monitoramento e análise de dados. A equipe CONCERT Cloud apoia a jornada de transformação do agronegócio! Converse com um dos consultores e conheça os benefícios da plataforma IoT para sua empresa.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo