Por que soluções de IoT são tão importantes no monitoramento de dados hidrometeorológicos?

Atualizado: Nov 29



O monitoramento de dados sobre o clima e as mudanças nos níveis dos rios, já foi sinônimo de algo pouco confiável. As ferramentas utilizadas não possibilitavam acesso a informações muito concretas. Porém, com a evolução da tecnologia e os avanços em satélites e informática, essa atividade tornou-se mais efetiva. E hoje, já é um recurso utilizado por diversos setores econômicos como transporte aquaviário, geração de energia hidrelétrica, saneamento e aquicultura.

Essa transformação deve-se, principalmente, à aplicação de Internet das Coisas no processo. A IoT possibilita a conectividade de soluções e equipamentos inteligentes, e o acesso a dados mais assertivos, em tempo real. Proporciona um maior conhecimento das variações climáticas, dos níveis dos rios e demais mudanças na atmosfera. Apresenta as empresas, insumos importantes para lidarem com as oscilações da natureza e evitarem grandes impactos. Continue a leitura e saiba porquê soluções de IoT são fundamentais no monitoramento de dados climáticos e da vazão dos rios.

Mas, primeiro, entenda a importância do monitoramento hidrometeorológico O monitoramento hidrometeorológico é um dos principais recursos de gerenciamento de dados, composto por ações de coleta, tratamento, armazenamento, recuperação e disponibilização de informações históricas sobre as condições atmosféricas e vazão de rios. É realizado por uma rede de estações hidrométricas, divididas em estações pluviométricas e estações fluviométricas, além de estações meteorológicas. Constitui uma das etapas essenciais para a elaboração de planos de recursos hídricos, enquadramento dos corpos d’água, outorga dos direitos de uso da água, cobrança pelos usos, dentre outros instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e das regulamentações aplicadas pelos estados. Além disso, as informações obtidas, por meio da análise desses dados são insumos primordiais para definir atividades como o plantio em agronegócios, a operação das hidrelétricas, até mesmo, a identificação de áreas de risco de alagamentos nas cidades, pelas Defesas Civis de cada município.

E, quais as soluções de IoT são utilizadas no monitoramento hidrometeorológico?

De forma geral, todo o processo se origina na captura de dados, por meio de sensores inteligentes de nível, de clima, e de chuva, instalados em campo, nos rios, ou integrando estações hidrometeorológicas. Por meio da conexão entre esses equipamentos, que se dá, a partir de redes como Ethernet, WiFi, 4G e satélite, os dados são enviados para servidores, traduzidos e disponibilizados para acesso por meio de softwares como a plataforma IoT CONCERT Cloud. Nesses sistemas, podem ser analisados, compilados e transformados em relatórios.

Benefícios da aplicação de soluções de IoT no monitoramento de dados hidrometeorológicos Com o uso de soluções de IoT no monitoramento hidrometeorológico é possível buscar os dados dos sensores e enviá-los automaticamente para uma solução na nuvem, sem a necessidade de intervenções humanas no processo, que poderiam gerar perda de dados e/ou perda de tempo de processamento. As soluções de IoT ainda promovem benefícios como:

🔹Monitoramento remoto em tempo real 🔹Acompanhamento de dados mais assertivos, sem lapsos de captura 🔹Automação de processos, dispensa do envio de funcionários ao campo para medições 🔹Acesso às informações em um único sistema – plataforma IoT 🔹Redução de custos operacionais

A inclusão de equipamentos modernos e soluções de IoT no processo de monitoramento de dados hidrometeorológicos, apresenta um novo cenário para os nichos de mercado que utilizam essas informações, para guiar suas atividades. A Internet das Coisas (IoT) possibilita a aplicação de inteligência a essas informações. Por isso, investir em soluções de IoT é a garantia de uma base de dados mais correta para a tomada de decisões mais estratégicas.

Converse agora mesmo com nossa equipe e saiba como a plataforma IoT da CONCERT Cloud pode transformar a captura e análise de dados hidrometeorológicos por seu negócio!


32 visualizações0 comentário