Investir em Internet das Coisas (IoT), não é mais um diferencial e sim uma necessidade!

Atualizado: 1 de abr.

Escrito por: Felipe Sant'Anna - Sales Leader | Digital Transformation & Innovation - Holding CONCERT Technologies

Investir em Internet das Coisas (IoT), não é mais um diferencial para as empresas e sim uma necessidade. Posso dizer que é a condição básica para manter o seu negócio competitivo. Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da consultoria Gartner, mesmo diante dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19, 47% das organizações planejam aumentar seus investimentos em projetos de implementação de Internet das Coisas (IoT). Entre as razões para este aumento está a busca por redução de custos com mão de obra, por maior disponibilidade dos ativos e auditoria de processos. E olha que interessante, em um estudo, realizado em 2016, o Gartner já previa que até 2022, a Internet das Coisas economizaria US$1 trilhão por ano dos consumidores e dos negócios em manutenção, serviços e bens de consumo. Benefícios e barreiras da adoção de soluções de Internet das Coisas (IoT)

Redução de custos, estabelecimento de uma gestão inteligente e orientada à dados, ROI dentro de médio prazo e mais rentabilidade, são alguns dos benefícios da implantação de soluções de IoT nas empresas. Mas, sei que existem dificuldades nesse processo e precisamos falar delas. Quem está começando a transformação digital do seu negócio, apostando em IoT, pode se deparar com algumas barreiras. Muitos gestores, por exemplo, acham complexa a utilização das soluções de IoT por não possuírem os skills necessários em seu time. Entendem que isso pode levar a uma percepção de valor mais lenta e consequentemente retorno financeiro pouco atraente. Entretanto, afirmo, esse processo pode ser diferente! E hoje, assumo também como meu papel, descomplicar a visão sobre o funcionamento dessas tecnologias que integram os elos da cadeia de valor de IoT: instrumentação (coisas), comunicação e aplicação. Vamos falar dos elos da cadeia de valor de IoT Os dois primeiros elos: instrumentação e comunicação, estão em constante evolução tecnológica. A cada dia os sensores ficam mais baratos e os meios de comunicação, além de mais acessíveis, ficam mais robustos, atendendo assim praticamente qualquer tipo de aplicação de IoT.


Já no último elo: a aplicação, é onde está a maior complexidade, diretamente relacionada à percepção de valor dos usuários. Basicamente, existem diversas tecnologias envolvidas na construção de uma aplicação de IoT, e gostaria de destacar as principais: plataforma em nuvem, sistema SCADA, BI e Analíticos.


A plataforma está diretamente envolvida na orquestração e segurança dos dados e, influencia principalmente na escalabilidade da aplicação.


O SCADA – Supervisory Control and Data Acquisition, por exemplo, é um sistema capaz de coletar dados, supervisionar e controlar processos e ações, em tempo real. Portanto, de acordo com a aplicação, podem ser necessárias funcionalidades de aquisição dos dados e/ou de controle dos processos de forma remota. É claro que o tempo de resposta depende do meio de comunicação que, por sua vez, depende das necessidades (requisitos) dos usuários.


Aliadas às funcionalidades SCADA, temos ainda as ferramentas de Business Intelligence (B.I). Soluções que coletam e processam grandes quantidades de dados não estruturados, tanto de sistemas internos quanto externos. Elas representam uma forma de reunir dados para consultar informações. Em conjunto com outras ferramentas analíticas, auxiliam ainda na compilação e correlacionamento de dados para análises avançadas. O que possibilita a criação de relatórios estratégicos, simulações e previsões. Proporcionando, à gestão das empresas, o poder de acelerar e aprimorar as tomadas de decisões. Além de contribuir para o aumento da eficiência operacional, apresentando KPIs específicos de cada negócio e, apontando novas oportunidades. Processo que chamamos de analíticos avançados. Nestas análises podem ser utilizadas técnicas de inteligência artificial ou não. A união dessas tecnologias forma uma ferramenta poderosa de Internet das Coisas (IoT)


Essas tecnologias não são novas no mercado, porém, eram utilizadas de forma desconectada. Até que a possibilidade de as reunir em uma única plataforma IoT e ofertar aplicações para empresas de qualquer porte foi identificada. Grandes empresas já possuem aplicações clássicas de IoT (ou automação remota) há bastante tempo. E é aqui que está a grande inovação que resultou na criação de soluções extremamente mais eficientes e adaptáveis. Plataformas IoT robustas, que promovem a integração dessas e de outras tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial. Soluções que proporcionam a transformação digital dos negócios. Permitindo, além do monitoramento de dados, em tempo real, a consolidação destes em indicadores chaves de performance.


A confluência dessas tecnologias em uma única solução permite que, ao utilizar uma plataforma IoT, os gestores percebam o valor dos dados e estabeleçam análises estratégicas. Além de correlacionar as diversas variáveis e prever cenários para o seu mercado de atuação. Não esquecendo de mais um grande benefício: a automação dos processos. Sinônimo de redução de custos, aumento da produtividade e estabelecimento de uma gestão inteligente. Por todos esses fatores, e outros diversos, investir em IoT não é mais visto como um diferencial, mas sim uma necessidade para as empresas. A transformação digital é a garantia de futuro para o seu negócio. E ela começa pela aposta em Internet das Coisas, monitoramento de dados e automação. Compartilho um estudo realizado pela Dell, que reforça as minhas afirmações. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), cerca de 87,5% das empresas, instaladas no Brasil, realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital em 2020. O número ficou acima da média mundial, de 80%. Se posso deixar um conselho aos amigos gestores de empresas diria: comecem agora mesmo essa mudança. Pesquisem, experimentem, desmistifiquem e invistam em plataformas IoT. Estabeleçam já o início da jornada de transformação digital dos seus negócios! Feito é melhor que perfeito!


E você, ainda possui dúvidas sobre a importância das soluções de IoT na transformação digital das empresas? Vamos conversar a respeito.

15 visualizações0 comentário