Internet das Coisas, 5G e soluções inteligentes, alavancam a Transformação Digital nas empresas


Já passamos da marca de um ano vivenciando os desafios, impostos pela pandemia da Covid-19. Nesse momento, compreendemos que a única saída para a sobrevivência dos negócios é a Transformação Digital. A necessidade do isolamento social foi um acelerador de mudanças. Pequenas, médias e grandes companhias, de diversos nichos, migraram suas operações, como gestão, vendas, logística, atendimento e assistência técnica, para o mundo virtual. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, 87,5% das empresas, instaladas no Brasil, realizaram, em 2020, alguma iniciativa voltada à Transformação Digital.


Para promover esse processo e conseguirem vantagem competitiva, as empresas perceberam ser fundamental captar, gerenciar, monetizar dados, e obter insights para geração de negócios. Nesse fluxo, tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e o 5G, exercem papel fundamental. Na jornada de Transformação Digital, a função dessas soluções, em resumo, é conectar dispositivos e possibilitar a coleta e análise de dados. Entregando assim, mais inteligência operacional, autonomia para a gestão e eficiência para todos os processos do negócio.


Por que a Internet das Coisas é o caminho para o desenvolvimento dos negócios?


Por meio da Internet das Coisas, soluções como sensores, gateways, plataformas e demais dispositivos inteligentes, se comunicam para captar, compartilhar e analisar dados, que se transformam em informações estratégicas para as empresas. Além disso, possibilita a automação de processos.

Uma pesquisa, realizada pela CI&T, em parceria com a Opinion Box, ouviu 1241 executivos em cargos de liderança, de diversos setores da economia brasileira, e 44,8% dos entrevistados responderam que a IoT é uma das tecnologias indispensáveis para o crescimento dos negócios. Nossa plataforma IoT foi desenvolvida com esse objetivo: apoiar empresas no monitoramento de dados, contribuir para uma gestão mais estratégica e auxiliar no processo de Transformação Digital dos negócios. A solução se molda às necessidades e lógicas de cada empresa. Assim, garantimos mais previsibilidade de gastos, redução de custos e antecipação de cenários e desafios, não importa qual seja o nicho de atuação ou o porte da organização.


A IoT no mundo

A IoT já movimenta diversos mercados e suas aplicações são inúmeras, seja na captação de dados para processos internos em uma empresa, como mencionado, ou no desenvolvimento de produtos. Para exemplificar, citamos aqui os sensores aplicados em sistemas de iluminação pública para o monitoramento de ativos, e aqueles que constituem um Smartwatch, captando dados como batimentos cardíacos que são compartilhados com aplicativos em smartphones.

Para ter ideia da importância da IoT no mundo, o Gartner prevê que o número de dispositivos conectados de Internet das Coisas chegará a 25 bilhões até o fim desse ano (2021). Já, segundo levantamento do Juniper Research, esse índice deve dobrar até 2022, quando mais de 50 bilhões de dispositivos estarão conectados à IoT. Números expressivos que também reforçam o papel da Internet das Coisas na Transformação Digital do negócios.



Qual a importância do 5G nesse processo?

Na jornada da Transformação Digital, a conectividade entre as soluções IoT é o que permite a troca de dados. E o 5G poderá levar essa conectividade a outro nível. A tecnologia foi desenvolvida com o objetivo de fornecer maior velocidade para download e garantia de conexões mais estáveis. Com essa alta velocidade e a baixa latência, mais dispositivos poderão se conectar entre si. O tempo entre o upload e download de um dado, será de 1 milissegundo. Em termos de comparação, a latência média do 4G, rede utilizada atualmente, é entre 45 e 50 milissegundos. A ascensão do 5G tornará a IoT realidade em regiões mais remotas.


No Brasil, as expectativas são de que a tecnologia se estabeleça nos próximos anos. Em fevereiro (2021), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aprovou o edital referente ao leilão das redes de 5G no país. Em declaração recente, o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, revelou que o 5G deverá estar disponível, em todas as capitais brasileiras, até julho de 2022. Estima-se ainda que grande parte dos demais municípios do Brasil sejam atendidos até dezembro de 2029.


O que esperar da Transformação Digital?

60% das empresas que passaram por uma Transformação Digital criaram novos modelos de negócios, segundo pesquisa realizada pela Forbes, em 2019. Grande parte iniciou o processo impulsionada pelas oportunidades de crescimento, seguidas por aumento da pressão competitiva. Ainda de acordo com a pesquisa, essas companhias já colhem bons frutos, como maior eficiência operacional (40%), tempo de lançamento no mercado mais rápido (36%) e maior capacidade de atender às expectativas do cliente (35%).


Apesar desse cenário, muitas empresas ainda se mostram resistentes a tal processo. Porém, sabemos que os desafios serão mais difíceis se não acelerarem sua transição. Isso porque após a digitalização, nada mais é como antes. É preciso compreender que a adoção de soluções tecnológicas em uma organização, é o primeiro passo, mas, o caminho exige ainda uma revisão geral da empresa, adequando metodologias e ferramentas que redefinirão as estruturas da organização. A trajetória é longa e quem não começar a percorrê-la, corre o risco de ficar para trás.


E você, qual futuro deseja para a sua empresa? É hora de começar a jornada de digitalização do seu negócio. Entre em contato com nossos consultores e dê o primeiro passo.


10 visualizações0 comentário